Itesc 40 anos



A serviço da Palavra

O ITESC (Instituto Teológico de Santa Catarina), com sede em Florianópolis, comemora, seus 40 anos de atividades acadêmicas. Essa celebração será marcada com uma série de atividades. Dentre elas, o  Congresso Teológico sobre CONCÍLIO VATICANO II – memórias e perspectivas, de 3 a 7 de setembro, que traz dentro de sua vasta programação  renomados conferencistas estrangeiros e nacionais e a apresentação teatral  "O CONTESTADO" –  com o grupo UNOESC sobre os 100 anos do Contestado, no teatro Pedro Ivo Campos, dia 06 de setembro, às 20h. A Missa de Ação de Graças e Almoço de Confraternização dos ex-alunos, em outubro.               
                                                         
Nesses 40 anos o ITESC foi ganhando visibilidade regional e nacional com seu curso de teologia. Até o final de 2011, haviam se matriculado no curso livre de teologia do ITESC um total de 1190 alunos. Em vista desse curso livre de teologia, o ITESC investiu na qualificação do corpo docente, que atualmente tem aproximadamente 20 professores, sendo que mais da metade deles é composta por doutores. Na base dessa experiência histórica, criou-se em 1986 uma revista especializada, Encontros Teológicos, que atualmente situa-se no nível A Regional segundo a qualificação da CAPES.

Na esteira do ITESC foi criada a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), credenciada pelo MEC este ano. Uma das marcas da teologia proposta pelo ITESC e pela FACASC é seu caráter ecumênico, no sentido de promover o conhecimento das interpretações teológicas das igrejas cristãs suscetíveis e dispostas à colaboração e à busca de unidade, em vista de um trabalho pastoral de comunhão e de diálogo com elas, bem como preparar para o enfrentamento do grande desafio da nova evangelização em meio ao surgimento de novos fenômenos, movimentos e expressões religiosas.

A FUNDAÇÃO DOM JAIME DE BARROS CÃMARA é a Instituição mantenedora do ITESC (Instituto Teológico de Santa Catarina), da (FACASC) Faculdade Católica de Santa Catarina e do (SEFISC) Seminário Filosófico de Santa Catarina, com sede em Brusque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congresso Teológico - Itesc 40 anos!